Texto interessante que lê ontem

Jovens por mais tempo 

(Gustavo Cerbasi, com experiência prática e acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, desenvolve treinamentos, palestras e consultorias; autor dos livros “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” e“Investimentos Inteligentes”)

 

Um jovem recém formado me contou que ele e um grupo de amigos achavam importante curtir a vida até os trinta anos para só depois pensar em planejar o futuro. Respondi perguntando se o grupo de amigos fazia academia, alimentava-se de maneira saudável e evitava vícios para cultivar a saúde. A resposta foi afirmativa.

O brasileiro se preocupa sim com o futuro, mas não seu futuro financeiro. Nossa vida financeira é um dos pilares da qualidade de vida, que deve merecer tanta atenção quanto o cuidado do corpo, da alimentação, da carreira e da vida social. Tudo que fazemos hoje é uma construção do que seremos amanhã.

Se deixarmos para cuidar de nosso futuro financeiro após os trinta, provavelmente teremos que mudar de planos em função de um caro projeto de sair de casa e se casar. Depois, outro motivo para mudar de planos será a vinda de filhos, a vontade de educá-los bem, seguida dos incríveis custos de encaminhá-los para a vida, investindo em cursos universitários. Até que os nossos filhos saiam de casa, teremos consistentes desculpas para não conseguir poupar.

Provavelmente, quem deixar seus planos financeiros para mais tarde só vai conseguir colocá-los em prática após os cinqüenta anos, o que exigirá uma enorme economia mensal para tirar o atraso. De tanto curtir a juventude, os jovens podem se transformar em escravos de sua falta de planos, envelhecendo a partir do momento em que não tiverem outra opção a não ser correr atrás do prejuízo para manter em dia uma vida digna.

Se todo jovem começasse a cuidar de seu futuro desde cedo, estaria garantindo uma boa melhoria em seu padrão de vida futuro, pois sua reserva financeira continuaria se multiplicando por muitos anos mesmo que fatos importantes o impedissem de continuar poupando. Plantar cedo nos permite colher mais frutos…

Com um futuro equacionado e com menos preocupações, é provável que a tranqüilidade daí decorrente faça com que a juventude dure mais tempo. Por isso as pessoas vivem mais em países desenvolvidos. Preocupação é um dos motivos de envelhecermos e morrermos antes da hora.

 

(este texto foi destaque na AGENDA ATITUDE  – edição 2009)Imagem

 

Rádio Positiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s