TEXTO ATITUDE -Primeiro Programa

 

                                                                        Divulgação/Arquivo

Como canalizar o stress

O primeiro passo é compreender os mecanismos fisiológicos do stress na espécie humana. E, para isso, algumas comparações com outras espécies do mundo animal são bem elucidativas.

Por exemplo, enquanto um leão tem dois ou três desejos de ordem fisiológica a cada dia, o homem vive com a cabeça cheia de projetos e preocupações que, em última análise, são desejos a ser realizados.

A partir daí, a parte primitiva da mente nos prepara para lutar por nossos desejos, lançando adrenalina na circulação, o que gera um estado de ansiedade que nos deixa tensos, com a glicemia elevada, prontos para utilizar plenamente a força muscular.

Entretanto, a solução da grande maioria dos nossos desejos não requer forte participação física. Ao contrário, a tensão excessiva atrapalha a realização de atividades mais delicadas como se apresentar em público, discursando ou tocando um instrumento…

O problema se agrava com o sedentarismo. Vivemos, quase todos, muito tensos em decorrência da pressa mental e da inatividade física. Portanto, é fácil concluir que, para evitar o acúmulo de stress, a primeira atitude a tomar deve ser reduzir a quantidade de desejos e, conseqüentemente de ansiedade, tendo em mente que o importante não é ter muito, é precisar de pouco.

Ainda assim, estaremos expostos a muitas outras causas inevitáveis de stress. Esse stress precisa ser canalizado através de atividades físicas, para não ficar cumulado. Assim, a segunda atitude é de ordem física. Ou seja, é necessário praticar diariamente uma atividade esportiva para aliviar a tensão. Fica evidente, também, que qualquer outra maneira usada para relaxar, como saunas, massagens, álcool e calmantes, não são fisiológicas e, a longo prazo, os resultados são insatisfatórios.

O stress acumulado e persistente acaba provocando esgotamento físico e mental além de diminuir a resistência a infecções e prejudicar o funcionamento dos aparelhos cardiovascular, digestivo e respiratório.

Concluindo: o stress é seu amigo, mas procure mantê-lo sob controle pois do contrário, ele pode morder você.

(Wanderley Ribeiro Pires – Qualidade de Vida – Ed. Komedi)

via Primeiro Programa.

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