Aterro Sanitário de Gramacho enfim é desativado via OGLOBO

Segue  abaixo a matéria publicada hoje sobre  o  fechamento em “definitivo” do  Aterro Sanitário de Gramacho, agora  como será a vidas das pessoas que  viviam da  reciclagem e de serviços ao entorno? 

 

Aterro Sanitário de Gramacho enfim é desativado Ministra do Meio Ambiente diz que a meta nacional é o encerramento de todos os lixões até 2014 LUDMILLA DE LIMA Publicado: 3/06/12 – 12h40 Atualizado: 3/06/12 – 14h19 Comentários: 10 Envios por mail: 1 Último caminhão a usar o aterro despeja lixo em Gramacho PEDRO KIRILOS / O GLOBO RIO – Após mais de 30 anos de funcionamento, o Aterro Sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, teve suas atividades encerradas na manhã deste domingo. O fechamento do aterro, o maior lixão da América Latina, ocorreu em uma solenidade com a presença do prefeito Eduardo Paes e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Num ato simbólico, o prefeito e a ministra, junto com catadores, aterraram os últimos resíduos jogados no lixão. Os dois estavam a bordo de um trator. VEJA TAMBÉM Veja galeria Lixão de Gramacho é fechado GALERIA Catadores de Gramacho: tumulto na entrega de cartão de indenização Fim de Gramacho, o maior lixão da América Latina, deixa catadores sem destino certo Lixões muito além de Gramacho Veja especial sobre o fim de Gramacho Veja especial sobre a reciclagem no Rio VÍDEO Jovens catadores registram os últimos dias do aterro de Gramacho A ministra disse que Gramacho era uma das manchas da cidade durante a Rio-92, lembrando que, no dia 13, começa a Rio+20. A ministra afirmou, ainda, que a meta nacional é o encerramento de todos os lixões até 2014. Segundo o prefeito Eduardo Paes, depois do pagamento de indenizações para os últimos catadores pela prefeitura, o município de Duque de Caxias terá que criar mecanismos de inclusão social. O prefeito anunciou que dentro de 15 dias vai inaugurar o primeiro centro de reciclagem da cidade, em Irajá. – O Rio, nos próximos 15 anos, vai aplicar R$ 2 bilhões para o tratamento de resíduos sólidos – afirmou Paes, referindo-se ao investimento necessário para o tratamento do lixo da cidade com o fim dos lixões. O lixo do município do Rio, que antes era despejado em Gramacho, agora será encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos, em Seropédica. Em Gramacho, uma empresa vai recuperar a área e produzir biogás a partir do lixo. Os catadores que receberam na última sexta-feira a indenização de cerca de R$ 14 mil estão preocupados com o que farão a partir de agora. O aterro se estendia por uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, à beira da Baía de Guanabara.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio20/aterro-sanitario-de-gramacho-enfim-desativado-5107897#ixzz1wqInQAkY © 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

Acessado  em 04/06/2012 as 13:30

http://oglobo.globo.com/rio20/aterro-sanitario-de-gramacho-enfim-desativado-5107897

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s